Versão 1.1
O petróleo é o principal combustível dos dias de hoje, além disso também é responsável por mais diversos lubrificantes, entre outros produtos.
A figura a seguir demonstra o ciclo do petróleo e seus subprodutos.
A composição do petróleo é:
O petróleo bruto, inclui todos os líquidos, gases e sólidos (parafina, por exemplo) de hidrocarbonetos .Sob pressão e temperatura , os hidrocarbonetos leves como: metano, etano, propano e butano saem como gases, enquanto pentano e os mais pesados estão na forma de líquidos ou sólidos. No entanto, em um poço de petróleo a proporção de gás, líquidos e sólidos dependem das condições do subsolo e do diagrama de fases da mistura de petróleo. Um poço de petróleo produz essencialmente petróleo bruto, com gás natural dissolvidos nela. Como a pressão é menor na superfície, um pouco do gás sairá da solução e será queimado ou engarrafado como gás associado ou gás em solução . Num poço o gás natural é dominante. No entanto, a temperatura subterrânea e pressão são maiores do que na superfície, o gás pode conter hidrocarbonetos mais pesados, como o pentano , hexano e heptano no estado gasoso . Em condições de superfície, esses vão condensar para que o gás possa ser condensados de gás natural, condensado se assemelha a gasolina na aparência e de composição semelhante a alguns voláteis de óleos crus leves .
Os hidrocarbonetos de petróleo bruto são principalmente alcanos , cicloalcanos e vários hidrocarbonetos aromáticos , enquanto a outros compostos orgânicos contêm nitrogênio ,oxigênio e enxofre , e traços de metais como ferro , níquel , cobre e vanádio . A composição molecular exata varia muito de formação para a formação, mas a proporção de elementos químicos variam bastante ao longo de estreitos limites da seguinte forma:
Composição em peso Elemento intervalo percentual Carbono 83-87% Hidrogênio 10 a 14% Nitrogênio 0,1 a 2% Oxigênio 0,1-1,5% Enxofre 0,5-0,6% Metais <0,1%
A proporção de hidrocarbonetos leves na mistura de petróleo varia muito entre os diferentes campos de petróleo , variando de até 97%, em peso, de óleos leves para menos de 50% nos óleos pesados e betumes .
Figura retirada da coleção prisma
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ter comentado