Versão 1.0
O diodo retificador é um semicondutor mais simples e muito usual, principalmente em fonte de alimentação que convertem corrente alternada (AC) em corrente continua (CC). A função é deixar fluir elétrons num sentido só.
O modo de construção é bem simples é um material tipo P e um tipo N unidos, onde cada material recebe um contato elétrico que são chamados de ânodo e cátodo. O material tipo P recebe o nome de ânodo e o tipo N é chamado de cátodo. Na junção, os elétrons livres do semicondutor do tipo N são atraido pelas lacunas (buracos) do semi condutor do tipo P, criando a barreira de potencial.
# Polarização reversa é quando: as lacunas do semicondutor tipo P e os elétrons livre do semicondutor tipo N são atraídos para os respectivos eletrodos, a barreira de potencial aumenta dificultando a passagem de elétrons.
# Polarização direta é quando: os elétrons livre do material tipo N são empurrados pelos elétrons que saltaram do polo negativo da fonte de alimentação, superando a barreira potencial e transferindo para o ânodo. E as lacunas do material P são empurradas para em direção ao polo negativo e passando para o material N.
Nesse link mostra mais detalhado o diodo, de autoria Newton C. Braga
http://docs.google.com/gview?url=http://www.newtoncbraga.com.br/arquivos/mem0239.pdf
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirIsso sim é não ter o que argumentar!
ResponderExcluirnossa ,era só o que faltava
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirera isso o q eu precisava
ResponderExcluircom Serteza Tirei a minha Duvida....
ResponderExcluirmuito obrigado, extremamente útil e explicativo !
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirmuito bom.. as pessoas as veses falam merda eh pq nao sabem de nada.. muito bom isso
ResponderExcluir