Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

domingo, 10 de abril de 2011

Tipos de reatores nucleares

Versão 1.1 (Em resposta ao comentário complementarei esse artigo.)

Há vários tipos de reatores nucleares, porem o principio é o mesmo. Basicamente é aproveitar o calor da fissão nuclear para aquecer água e gerar vapor para mover uma turbina de calor e girar o gerador. Nas figuras a abaixo é demonstrado os mais variados tipos de reatores nuclear a fissão. Texto a seguir é de autoria de Matthew Gaines

Reatores nucleares 
Os reatores nucleares se compõem dos seguintes elementos fundamentais: combustível, sistema de controle, sistema de refrigeração, blindagem, e, em muitos casos, um moderado.
Um nêutron, recém produzido de numa reação nuclear de fissão, se movimenta a 16.000km/s. Se ele colidir com um atamo de urânio 235, provocará a fissão. Acontece, porém, que no urânio natural existe apenas um atamo de urânio 235 para 140 atamos de urânio 238. Logo, é muito pequena a probabilidade de um nêutron rápido atingir um atamo de urânio 235, e produzir fissão. É mais provável que isso aconteça no caso de um nêutron se movimentar aproximadamente 1,6km/s.

Há então duas maneiras de se construir um reator. Ou os nêutrons velozes são transformados em lento, ou se aumenta fortemente a proporção dos atamos físseis. Um moderador se diminui a velocidade dos nêutrons, sem absorvê-los. Atamos leves, como o hidrogênio (na água), o deutério (na água pesada) e o carbono (no grafite), são bons moderadores. Os nêutrons lentos são chamados de nêutrons térmicos. O mesmo nome é também usado para designar os reatores que usam moderadores.
Reatores rápidos são aqueles que empregam nêutrons rápidos para manter a reação em cadeia. Eles usam combustíveis nas proporções em que o material físsil aumenta consideravelmente, mediante a adição de plutônio 239 ou urânio 235.
Tanto nos reatores térmicos como nos rápidos, a "população" de nêutrons, que mantem a reação em cadeia, é controlada mediante materiais que facilmente absorvem nêutrons, como o cádmio, o háfnio e o boro, comumente usados em forma forma de barras. Essas barras forem removidas, a reação se acelera novamente. Mas as barras são colocadas em posição tal que permitam ao reator produzir uma taxa de reação estacionária.
A maior parte da energia produzida pela fissão dos atamos é liberada em forma de calor. Para aproveitar esse calor, é preciso transporta-lo, mediante um liquido refrigerante, percorrendo o centro do reator, normalmente para transferir o calor para uma caldeira, onde se produz vapor. Imensas quantidades de calor são geradas nos poderosos reatores para produzir eletricidade ou para impulsionar submarinos. É evidente que o sistema de refrigeração deve ser ,muito eficiente para garantir que não ocorra super aquecimento, e muito menos fusão do núcleo. Os elementos de refrigeradores  devem ser baratos e não corrosivos e por outro lado não devem absorver nêutrons. Entre eles incluem gases como dióxido de carbono e hélio, líquidos como água comum, água pesada, alguns compostos orgânicos e ainda alguns metais líquidos, como o sódio. Algumas vezes, as funções refrigerante e de moderador são exercidas por um só material, como, por exemplo, a água natural.
Uma blindagem se faz necessária para proteger o público e os operadores do reator contra nêutrons e os raios gama emitidos pelos produtos da fissão. O tipo de blindagem mais freqüente é formado por um paredão de concreto com vários metros de largura. Freqüentemente, por dentro desse paredão, coloca-se chapas de aço para reduzir a velocidade de nêutrons rápidos que atravessam, diminuindo, por conseguinte, a energia liberada no concreto. 
A exigência fundamental para se construir um reator é de haver uma quantidade critica de combustível, isto é, matéria fissil suficiente e já disposta de maneira tal que possa manter uma reação em cadeia. Se a massa fissil por pequena demais, ou estiver disposta de maneira errada, hão de fugir muitos nêutrons e a reação em cadeia será incapaz de se auto-sustentar. Outro fator que deve ser tomado em consideração é a absorção doa nêutrons por parte do material das estruturas, pelo liquido refrigerante e por material não fisseis no combustível. Diz-se que se atingiu o ponto critico, quando a reação em cadeia se auto-sustenta. Geralmente para iniciar uma reação em cadeia, é necessário recorrer a uma fonte artificial de nêutrons. 



A ilustração mostra a disposição básica do combustível, do moderador, do liquido refrigerador e da blindagem, encontrados nos seis mais importantes tipos de reatores.


Esquema de uma usina nuclear com reator resfriado a alta pressão


Figuras obtidas da wikipedia coleção prisma
Texto da coleção prisma  Matthew Gaines paginas 20 a 40

5 comentários:

  1. site bom mas pouco esclarecedor

    ResponderExcluir
  2. Atendendo ao seu comentário foi adicionado mais conteúdo. Obrigado por ter comentado.

    ResponderExcluir
  3. muito bom, ajudou bastante no meu projeto de ciencias, que é justamente sobre submarinos nucleares

    ResponderExcluir

Obrigado por ter comentado