Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

Geração de energia eletrica

Versão 1.2

Será abordado a geração de energia elétrica em larga escala mais comuns. Tudo começa com um gerador, para que ele possa fornecer eletricidade há a necessidade de fornecer um movimento no eixo, com uma rotação constante e na faixa de operação, o gerador começa a produzir eletricidade com voltagem que foi projetado. Ele nada mais é um conversos de energia cinética em energia elétrica. Sabendo disso, há a necessidade de fazer o gerador girar a partir de alguma outra coisa, isso pode ser vapor, água... Então se utiliza uma turbina, que nada mais é que uma peça que é usada para canalizar e mover uma hélice que por sua vez girará o gerador. O gerador é ligado há uma subestação que trata a energia conforme a necessidade com ajuda de um transformador é variado a voltagem final antes de distribuir a energia.

O conceito básico a cima em mente poderemos aprofundar um pouco mais com as especificações dos tipos de usinas elétricas.

Usina termoelétrica - É uma usina que precisa de um combustível (normalmente fóssil) para gerar calor que será usado para aquecer água produzindo vapor, esse vapor é conduzido para turbina que conseqüentemente girará o gerador. O combustível muito usado para esse tipo de produção de vapor é o carvão, óleo, nuclear.
A usina nuclear é uma termoelétrica, pois usa o calor produzido da fissão dos núcleos para aquecer água e fazer vapor

Esquema de uma termoelétrica a carvão



Usina hidrelétrica - É uma usina que usa água para mover a turbina, essa água pode ser de uma represa, correnteza, enfim, qualquer fluxo de água. Com a movimentação da água na turbina faz o gerador movimentar produzindo energia elétrica.

Esquema de hidrelétrica

 



Usina motogerador - Esse tipo de usina consiste usar um motor de combustão interna (normalmente diesel, mas pode ser outro combustível como: gasolina, propano...) ligado diretamente ao gerador. A turbina a gás queima gás dentro de uma turbina e fazendo girar com uma eficiência maior do que um motor a combustão e a temperatura dos gases da exaustão pode chegar a mais de 1.000°C podendo ser usado para produzir vapor e girar mais um gerador como das usinas termoelétrica.

Motor a diesel
Turbina a gás



Usina eólica - Esse tipo de usina usa o vento como a sua força motriz, isso é: o vento bate na hélice fazendo ela girar, o eixo da hélice esta ligado a uma caixa multiplicadora de rotação que por sua esta ligada no gerador que produz energia.

Um gerador eólico comum


Gerador eólico por dentro



As figuras representam uma configuração, podendo sofrer mudanças de projetos, mas o resultado final é o mesmo

O Fluxograma a seguir simplifica tudo o que foi dito a cima


As imagens foram scaneadas da coleçao prismas e as fotos pega na internet

3 comentários:

  1. Muito bom kra, gostei! Ta bem explicado.
    Eu to fazendo um trabalho de escola sobre a usina termoelétrica, e suas imagens vao servir direitinho pra minha apresentação de slides! Mto obrigado kra!
    Foi atravez de seu blog que eu comecei a me aprofundar um pouco mais sobre esse assunto!!

    ResponderExcluir

Obrigado por ter comentado