Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

sábado, 30 de abril de 2011

Gerador MHD (Magneto-HidroDinamica)

Versão 1.0


A saída de energia de um gerador é diretamente proporcional à velocidade em que as linhas do fluxo magnético são cortadas. Os geradores convencionais possuem condutores que giram através de um campo magnético. ou vice-versa, mas não se pode obter velocidade acima de 150m/s, em virtude de limitações mecânicas. Em uma instalação MHD, o gás condutor move-se através de um campo magnético em velocidade até dez vezes maior, com um conseqüente aumento de saída de energia.
Esse fluxo de gases condutores muito quentes passam por através de um duto com campo magnético perpendicular, com eletrodos ao longo do seu comprimento. O gás (ar com oxigênio adicionado) é aquecido a 3.000ºC por meios convencionais e é então tornado condutor pelo acréscimo  de sódio, que se vaporiza em íons  condutores, no gás quente.
Esse sistema produzem corrente continua e são termicamente muito eficientes. São também robustos e não possuem partes moveis. Os gases quentes são depois usados no aquecimento de caldeiras, para a produção de eletricidade por meios térmicos convencionais. Assim, a saida de energia de uma usina de energia térmica existente poderia ser aumentada com uma apreciável inversão de capital, porém sem acréscimo de custos operacionais.

#Resumo
O gerador MHD  transforma a energia térmica e energia cinética diretamente em eletricidade. Geradores MHD são diferentes dos tradicionais geradores elétricos na medida em que podem operar em altas temperaturas sem partes móveis. A exaustão de um gerador MHD é capaz de aquecer caldeiras de vapor e movimentar mais um gerador num sistema cogeração para aumentar a eficiência da geração elétrica, especialmente quando se queima carvão ou gás natural. Geradores MHD são o complemento de propulsores MHD, que têm sido aplicados à bomba de metais líquidos e em vários motores de navios experimental.




Figura e texto retirado da coleção Prisma 

4 comentários:

  1. Em meus documentos não tenho, mas se der uma procurada no Google você deve achar...

    ResponderExcluir
  2. faltou dizer o rendimento, mas foi boa a reportagem, gostei , ,mas gostaria saber mais

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Em termos de rendimentos não possuo nada referente a isso, pois há uma diferença do modo de construção e matérias usados que influenciam no rendimento, aqui é um mero exemplo de funcionamento de carácter educacional.

      Excluir

Obrigado por ter comentado