Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

quinta-feira, 3 de março de 2011

Semicondutores tipo N e P

Versão 1.0

Os semicondutores são fundamentais para qualquer diodo, transistor, SCR, TRIAC... Enfim, descreveremos se faz os condutores N e P nos componentes 

Os materiais são divididos em condutores e isolantes, mas há os semicondutores que são o intermediário onde os principais e mais usados são os componentes químicos germânio e silício, mas há também selênio, gálio... 
O silício e germânio tem 4 elétrons na ultima camada e dispõem estrutura ordenada em formas de cubos alinhados e unidos compartilham os elétrons da ultima camada, com a tendência de se estabilizar com 8 elétrons, essa propriedade é importante transmitir correntes elétricas com maior facilidade. É por isso, que quando estão em forma cristalinas e puro possuem uma resistência alta comparada aos condutores, mas ainda baixa comparada aos  isolantes. Para melhorar é adicionado em pequenas quantidades de outros metais no cristal, com a adição pode-se ter dois tipo de elementos dotados, são eles:
1-Elemento com 5 elétrons na ultima camada
2-Elemento com 3 elétrons na ultima camada
Digamos que o elemento arsênio (As) seja adicionado ao cristal de silício, o mesmo irá adquirir um elétron a mais, resultando como um bom condutor. Como os elétrons tem cargas negativas  e ele tem um elétron a mais é nomeado como semicondutor do tipo N. O "N" é de negativo.
Se for adicionado o elemento Índio (I) ao cristal de silício, irá ter uma falta de um elétron dando a origem de uma "lacuna" na estabilidade, tendo como características de seres receptores de elétrons. O resultado é um caracter positivo, originando o nome semicondutor do tipo P.

Em resumo, temos um cristal de um semicondutor que tem características de não ser um bom condutor e nem um bom isolante. Adicionando um elemento químico nesse cristal consegue adicionar um elétron ou retirar um elétron (tendo referencia a estabilidade dos elementos se estabilizarem e buscarem sempre 8 elétrons) consegue um semicondutor com características negativas com excesso de elétron (tipo N) ou um semicondutor com características positivas com falta de eletrons (tipo P)

Em breve junção P e N

2 comentários:

Obrigado por ter comentado