Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lampâdas

Versão 1.0

Há vários tipos de lampâdas hoje em dia, abordaremos as lâmpadas mais usadas.

# Lampâda de Tungstênio ou incandescente é umas das mais comuns usada nas residenciais. A fonte de luz é um filamento delgado de tungstênio, aquecido ao branco pela corrente que por ele circula, inserido dentro de bulbo de vidro, cheio de um gás inerte (geralmente argônio), a baixa pressão, para impedir que o bulbo de vidro esquente demasiadamente e o filamento seja destruído. essas lampâdas são muito ineficientes, tem curta duração , já que o filamento aos poucos se evapora.

# Para dominar a evaporação desse filamento, acrescentam-se traços de vapor de iodo ao argônio, o que faz com o que tungstênio evaporado vá redepositar-se no filamento, e não no bulbo. Como esse processo provoca uma temperatura mais elevada na superfície do bulbo, este é feito de quartzo e não de vidro. Essas lampâdas de tungstênio-halogênio são mais eficientes e tem duas vezes a duração das lampâdas incandescente comuns.

# As lampâdas de sódio e mercúrio trabalham segundo o mesmo principio de que uma corrente elevada circula, que circula através de um gás, ao aquece-lo faz com que emite uma radiação visível. As lampâdas de sódio contem sódio e gás neônio a pressões muito baixa. Quando a temperatura operacional é alcançada, predomina o clarão alaranjado do sódio. O olho humano é mais sensível ao laranja e por isso essas lampâdas se tornam melhores para a iluminação noturna. A lâmpada de mercúrio emprega uma mistura de argônio e gás de mercúrio, pressurizada a uma atmosfera. Os dois tipos de lâmpadas tem alto poder de eficiência luminosa.

# As lâmpadas fluorescentes são semelhantes as lampâdas de vapor de mercúrio, mas tem a face interior do vidro revestida de um material fosforescente (cálcio, zinco) e usam vapor de mercúrio a baixa pressão. A radiação principal é a ultravioleta, mas com o revestimento faz com fluoresça na região da luz visível. Essas lâmpadas são no mínimo duas vezes mais eficientes do que as lampâdas incandescente e operam a uma temperatura muito mais baixa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter comentado