Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Foguete Com garrafa PET

Versao 1.1

Aqui é um projeto simples que eu desenvolvi depois de ver vários vídeos de foguetes com garrafa PET. Um fato curioso é que uma garrafa PET agüenta bem 120lbs de pressão, já fiz o teste em casa, ela fica estufada e resiste bem. O funcionamento de foguete é bem simples, a pressão de ar interno vai aumentando até o momento que o válvula saia  a partir dai entra em ação a terceira lei de Newton.

Lista de material
#Garrafa PET
#Bico de câmera de pneu (só a parte de metal)
#Bomba de ar ou compressor
#Mangueira*
*Serve para fazer uma conexão segura entre o bico e a bomba, dependendo do equipamento a usar
Com pouco material e simplicidade de montagem torna perfeito para um bom divertimento,  mas vamos a montagem.
Primeiramente pegue uma câmera de pneu tire o bico e raspe a borracha até que fique no metal (Figura 1)

Figura 1

Com o bico sem borracha, é hora de pegar a tampa da garrafa PET e fazer um furo menor do que o diâmetro externo do bico, para que o mesmo entre com força na tampa é com esse diâmetro que vai determinar a  pressão máxima interno da garrafa (figura 2)

Figura 2

Feito o furo pouca coisa menor do que bico para que o mesmo entre com uma leve pressão. Então é hora de colocar o bico na tampa, quanto maior a força para colocar-lo mais pressão vai agüentar (figura 3)

Figura 3

Agora é só colocar um pouco de água dentro da garrafa e começar a encher até a hora do bico escapar e a garrafa sair voando. (Figura 4)



Nada impede melhorias aerodinâmica tais como instalação de aletas, colocação de um cone na frente da garrafa sempre dando preferência a matérias mais leves como o Isopor®, um outro fator importante é a relação peso e potência quando maior a garrafa mais pesado será e maior terá de ser a força para levantar, o uso de garrafas menores como 500ml invés das de 2.000ml poderá ter alcance maior, a quantidade de água dentro da garrafa é para aumentar a autonomia, já que só o ar não terá baixíssima autonomia e encher de água também não dará uma autonomia máxima, o mais próximo do ideal é o nível de água um pouco mais baixo do que a metade pelo menos para as garrafas de 500ml. Fator importante é o formato da garrafa as redondas de corpo liso proporcionará um melhor resultado.
A base de lançamento poderá de qualquer tipo, nada impede também de usar a garrafa como propulsor de algum carrinho ou simplesmente soltar-la na horizontal para ver aonde vai parar.

O video mostra o resultado dessa sequencias de fotos e a garrafa voando (Devido a falta de espaço lanço as garrafas horizontamente)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=02L58liFL2E 

Um comentário:

  1. Bastante detalhado... Gostei xP

    Espero que continues o trabalho e que apresentes mais receitas para mais projecteis e "bums" :P

    Abraço

    Nuno

    ResponderExcluir

Obrigado por ter comentado