Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Proteção contra transientes

Versão 1.0

Para alguns é bobagem para outros é prioridade, vamos analisar cada dispositivo como suas diferenças e vantagens. Quem ama cuida se for verdade isso você vera como você cuida do seu computador. Antes de falar dos dispositivos vou começar pelos transientes que podem vir atacar o computador ou qualquer aparelho ligado na tomada.

Subtensão é uma queda na rede com duração de 4 a 5 ciclos da solenóide podendo chegar a alguns dias, com valor maior ou igual a 10%.
Sobretensão é o inverso da subtensão também é um aumento na rede com duração de 4 a 5 ciclos da solenóide podendo chegar a alguns dias, com valor maior ou igual a 10%
SAG é uma subtensão num pequeno intervalo inferior a 4 ciclos ou 66,7 ms numa queda maior ou igual a 10%.
Spikes são sobretensões transitórias e rápidas com subtensões também rápidas, são formados principalmente quando há um motor, dimmer, reatores para lâmpadas.
Interferências eletromagnéticas também podem chegar pela tomada, a sua presença é prejudicial principalmente quando há transformadores, pois ela pode causar problemas de funcionamento, falhas intermitentes, alguns casos ser mais sério chegando a não funcionamento do aparelho.
Depois de saber algumas das “poluições” da rede que chega até a sua tomada onde o seu computador esta ligado, vamos falar dos dispositivos para proteger esse frágil aparelho.

Filtro de linha dispositivo de proteção mais simples que tem, mas não deixa a desejar. A sua principal importância é a limpeza da rede filtrando interferências eletromagnéticas e alguns modelos também minimiza o efeito de alguns surtos que podem surgir, usando varistor (um componente composto de óxido de zinco, ao se submeter a uma tensão maior do que planejado ele conduz fazendo um curto-circuito evitando assim que esse pico chegue à fonte salvando dessa ameaça) é um equipamento que pode salvar principalmente os capacitores da fonte principalmente.
Estabilizador uns dos mais comuns equipamentos de proteção e um dos mais eficientes que existem, além de ter proteção contra surtos, filtro. Ele age principalmente na subtensão e sobretensão, pois ele tem uma chave seletora automática que pode aumentar ou diminuir a voltagem no transformador conforme a situação da rede no momento. Assim ele consegue também minimizar ou suprimir o SAG.
Ao lado temos um diagrama de um estabilizador, onde reparamos a chave seletora que atua no transformador para ter na saída uma voltagem mais estável e fixa (normalmente em 115V) e tem 4 faixas de seleção sendo duas para aumentar e outras duas para aumentar.  



Módulo isolador poucos conhecem, mas ele atende a norma da ABNT NBR 5410, ele faz tudo que um estabilizador faz só que utiliza um transformador isolador (já que o transformador isolador a transferência de elétrons é feito pelo campo magnético, sendo assim não há contato da rede com o circuito).


Aqui temos outro diagrama com os dois tipos de transformadores mais usados nos estabilizadores. Do lado direito é o transformador isolador repare que não há contato físico entre as bobinas. E o outro transformador é o autotransformador nele não há isolação.






No-break esse é o melhores dos aparelhos, com ou sem energia na tomada o computador continua ligado graças uma ou um conjunto de baterias ligado num inversor (transforma 12V CC em 120V ou 220V CA). Pouca gente sabe, mas há dois tipos de no-break o on-line e o off-line a diferença entre ambos é pequena, mas a funcionalidade é a mesma:
No-break off-line é composto por três partes, o transformador da rede local (110V ou 220V) para 12V CC que carrega a bateria e depois um inversor que transformará o 12V CC em 120V ou 220V CA e ai sim ira para o computador. Só que o off-line tem um relé que desvia o 110V CA que iria para o transformador diretamente para a saída pulando a etapa do transformador, bateria, inversor. Quando há ausência de energia o relé “Cai” ligando o inversor.
No-break on-line tem as mesmas três partes do off-line só que ele não tem o relé e sempre esta com inversor ligado, ou seja, sem ou com energia o inversor continuará fornecendo energia para o computador



Os aparelhos de proteção descritos a cima são os mais usados, agora é só ver qual é o melhor que encaixa no seu plano de proteção. Lembrando que algumas fontes tenham alguma proteção principalmente filtro de interferência magnética, é aconselhável o uso de algum outro aparelho, pois uma fonte é mais cara do que um filtro de linha por exemplo. Também tem fontes que não tem esse filtro principalmente as de baixo custo, alguns fabricantes fazem alguns “Filtro de linha” que não passa de uma simples extensão, “estabilizadores” que não passa de um transformador é por isso que é bom ter um senso quando for comprar um aparelhos citados a cima o baixo custo pode significar prejuízo mais tarde, se possível compre de alguma marca conhecida mesmo tendo de gastar um pouco a mais, mas vai valer a pena mais tarde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter comentado