Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

terça-feira, 8 de março de 2011

Estrutura do transistor bipolar

Versão 1.0

Transistor bipolar é um componente elétrico fundamental para diversos cicuitos. A sua origem é meados de 1948, nos laboratórios Bell Telephone. O nome vem de transference resistor  e veio com o objetivo de substituir as valvulas que haviam diversos incoviniente como aquecimento, consumo excessivo... A sua  função é amplificação de sinal elétrico. Enfim, vamos começar a descrever

Basicamente ele é montado com dois materiais, já conhecida a liga semicondutora N e P. Intercalado de modo que fique NPN ou PNP sempre com 3 materiais e três contatos chamados emissor (E), base (B), coletor (C). Há de ter polarização entre os materiais para que o transistor funcione, pois cada junção comporta como um diodo quando há tensão em determinadas maneiras e a junções podem simultaneamente funcionar conjuntamente. 


A figura a cima mostra a estrutura dos dois tipos de transistores, repare que os materiais estão intercalados e cada material é responsável por um contato elétrico, que na figura a abaixo demonstra os contatos e sua simbologia.
Polarização
Por conter a barreira de potencial, o transistor só vai poder funcionar depois que ele atinja uma tensão eletrica superior a essa barreira, normalmente se o transistor for de silício será de 0,6V e germânio será de 0,2, rompendo essa tensão começará a circular uma pequena corrente entre a base (B) e o emissor (E) gerando um efeito que permitirá que também passe uma corrente entre coletor (C) e emissor (E) sendo proporcional a a corrente da base (B).
Isso é conhecido por ganho do transistor. Exemplo: se um transistor sofrer uma variação de corrente na base de apenas 3mA provoca uma corrente no coletor de 300mA, então o ganho do transistor é de 300hfe.
Por existirem vários tipos de transistores é conveniente a consulta em tabelas de fabricantes ou sites que tenha datasheet dos transistores.
O tamanho do transistor é proporcional a intensidade da corrente que pode controlar, os maiores são dotados de suporte para dissipadores de calor, onde sem o dissipador o componente poderá ter a vida util reduzida ou até queimada.

3 comentários:

  1. É inadequado e errado se utilizar a palavra voltagem (derivada de Volt, a unidade) para designar a tensão elétrica (a grandeza), da mesma forma não devemos utilizar a palavra "ohmagem" (derivada de Ohm, a unidade) ou a palavra "amperagem" (derivada de Ampere, a unidade) para designar a resistência e a corrente elétrica (as grandezas), respectivamente.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por chamar a atenção nesse detalhe, embora já foi corrigido vou ter mais atenção nesses vicios. Peço desculpas a esse acontecimento.

    ResponderExcluir
  3. de kualker obrigado pela imformaçao.

    ResponderExcluir

Obrigado por ter comentado