Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Magnetron

Versão 1.2

Inventando para fins militares, em especial o uso em radares na segunda guerra mundial. O magnéton tem um papel especial no nosso dia-a-dia, ele é a peça chave dos fornos de microondas é por causa dele que consegue ter aquecimento. É uma peça simples e robusta que a partir de agora descrevemos.
O magnéton nada é do que um emissor de ondas eletromagnéticas na freqüência consideradas das microondas, isso é 300MHz (0,3GHz) a 300GHz, mas aqui vou dar ênfase a freqüência a 2.450MHz que é a freqüência que os fornos microondas trabalham (figura 1). Nessa freqüência ocorrem algo interessante com as moléculas principais a da água, é quando começam a ter ressonância gerando atrito e calor é com isso que aquele alimento ou qualquer outra coisa que tenha água ganha energia térmica.    

Figura 1


Sabendo desse detalhe já podemos ir além, Alimentação dele é entorno de 4.000V (4KV) e continuo. Os elétrons são liberados num espaço pequeno de  alguns milímetro, sobre ação de campo magnéticos, elétrons começam a acelerar e no vão começam a ter ressonância gerando a freqüência fixa e determinada pela distancia do ânodo e cátodo. Depois disso são captados e emitidos por uma antena. A figura 2 ilustra esse processo



Essa  figura ilustra um corte transversal da cavidade do magnetron
Ao sair do magnéton as ondas são guiadas por canais que conduzem ao compartimento que estará o objeto a ser esquentado. Magnétons de pequenas potências como os de forno de microondas convencionam são normalmente refrigerados a ar, normalmente há uma ventoinha dedicado para o magnéton, há fabricante que fazem um sistema de refrigeração pegando ou soltado o ar dentro do compartimento de alimentos e para que não haja fugas de radiação utilizam uma tela com furos que as microondas não são capazes de passar (normalmente uma tela igual a da porta) que muitos leigos pensam que ali que sai as microondas.

Para os interessados sugiro 

Agradecimentos a Newton C. Braga
Agora com mais fotos sobre o magnetron









7 comentários:

  1. Muito interessante. Acho que conheço o meu microondas um pouco melhor agora x)

    Pergunto-me no entanto que uso é que esse aparelho poderá ter tido para fins militares.

    ResponderExcluir
  2. UMA MAGNETRON INSTALADA NUM SATÉLITE POSICIONÁVEL PODE "FRITAR" UMA CIDADE INTEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja ouvste falar das camadas protectoras da terra?? cromo...

      Excluir
  3. A magnetron foi criada durante a segunda guerra mundial. Era usada nos radares ingleses para detectar as aeronaves alemãs que queriam invadir. Foi graças a esses radares que a Alemanha de Hitler não conseguiu invadir a Inglaterra e a Alemanha começou a se enfraquecer.
    Portanto, é graças a magnetron que não falamos alemão hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È, graças a magnetron que não falamos alemão hoje e vivemos em um paizinho onde ninguém se respeita, o povinho se ferra, solta foguetes, pula carnaval e acha que é o povo mais feliz do mundo, quando na verdade é o povo mais idiota do mundo.

      Excluir
    2. Aviões alemães tinham dificuldade de invadir, mas não adiantou muito com o advento do foguete V-2. O que realmente salvou a inglaterra foi a entrada de americanos idiotas que só tinham quantidade.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Obrigado por ter comentado