Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Balões explosivos

Versão 1.4

Antes que me perguntem como eu fiz aqueles balões no meu canal do Youtube®, vou me adiantar descrevendo os processos científicos que envolveram.
 O que se vê e houve nada mais é do que a queima do hidrogênio junto com o oxigênio ambos já dentro do balão e com origens no processo da eletrolise. A consistência da eletrolise se dá na passagem de uma corrente elétrica na água junto com ions (esses que podem ser um sal, ácido, base...) já que a água pura é isolante e na presença desses ions faz tornar condutora.
Num recipiente se puser água e dois eletrodos (que são chapas de metal ou qualquer coisa que seja condutora) imersos numa solução ionizante (podem ser um sal, ácido, base...) e ligar numa bateria, vai se notar nos eletrodos bolhas "de ar" que são os gases saindo. No eletrodo que está o fio ligado no positivo irá sair o oxigênio e no outro eletrodo vai sair o hidrogênio. SEMPRE SERÁ NA PORPOÇÃO 2/1 ou seja 2H² para 1O² pois a molécula da água é composta de dois atamos de hidrogênio e um de oxigênio ( H2O ).
Sabendo disso, é só fazer num recipiente fechado e colocar um balão para encher numa saida. O balão depois de atingir um certo grau irá ter a tendência de voar, pois os gases internos são mais leves do que o ar, com isso pode ser usados para divertimento, desde que obedeça as normas de segurança.
O jeito clássico de fazer eletrolise é usar agua com bicarbonato de sódio (NaHCO3), eletrodos
 pode ser chapas de cobre mas o ideal é um que não oxide (ânodo onde sai o oxigênio). Fonte de alimentação pode ser de computador, uma bateria de 12v.


Normais de segurança
# O hidrogênio é altamente inflamável e explosivo, mantenha longe  e afastado de qualquer substancia que apresente perigosidade, faiscas, braças ...
# A inalação dos gases não irá alterar a voz como o hélio, ainda é prejudicial a saúde
# Uso do sal de cozinha (NaCl) gera gás cloro no lugar do oxigênio, e se for produzido em lugar fechado vai reagir com hidrogênio gerando ácido clorídrico (HCl)  e a solução irá ter hidróxido de sódio (NaOH) que por sua vez irá reagir com acido clorídrico e formara NaCl + H2O. Em outra palavras o sal voltará a ser o mesmo sal de cozinha.
# Quando queimar o balão faça uma trilha de álcool de cozinha, gasolina, qualquer substancia inflamável. NUNCA ACENDER FOSFORO, ISQUEIRO... DIRETAMENTE NO BALÃO.
# Não me responsabilizarei pelo mal ou qualquer outro fato que venha prejudicar tanto o usuário ou terceiros. NA DUVIDA NÃO FAÇA

Na foto esta o meu Voltâmetro de Hoffmann que demonstra a eficiência da solução na produção dos gases e mostra visivelmente a porpoção de 2/1. A coluna da esquerda é o hidrogênio e da direita o oxigênio.

Nota: 
O eletrodo do positivo pode ser chamado de ÂNODO
O eletrodo do negativo pode ser chamado de CÁTODO 

Se tiver sugestões para melhorar o rendimento pode enviar que será analisada e testada, tendo a possibilidade de ser divulgada num trópico do blog

CASO DE DÚVIDA ESCREVA NOS COMENTÁRIOS QUE SERÃO RESPONDIDAS.


No video http://www.youtube.com/user/Felipizil?feature=mhum#p/a/u/0/X6cmrDk6CUE a eletrolise

Um comentário:

  1. Muito bem explicado, até eu, um ignorante na matéria consegui perceber.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por ter comentado