Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Coolers

Versão 1.0

Para alguns passa despercebido a importância desse simples aparelho que salva o chip que nele esta instalado. Quero ressaltar não só a função dele e sim os tipos, diferenças, qual é o melhor para cada uso, mas antes quero falar sobre o cooler que vem junto com o chip (cooler box) para alguns ele já é o suficiente, mas na verdade ele não passa de um modelo básico o mínimo que deve ser usado, não é só o motivo econômico e sim o usuário que deve usar onde destina ao usuário normal que usa mais o Windows® onde não faz necessário ter um cooler de alta performance. Diferente de você que deve estar lendo, pois tem outras intenções a fazer com o chip seja ele: processador (CPU), chipset (Chip da placa mãe), processador de vídeo (GPU) onde o impera é a alta performance e excelentes resultados no benchmark para é necessário fazer um overclock, mas se você quer trocar de cooler só por alta temperatura e resolver o problema  das travadinhas depois de um tempo o ligado , vamos para alternativas.

 Heatpipe Nada mais é do que um cano de cobre que pode conter amônia, álcool etílico, enfim um liquido ou um gás com boa condução térmica. Que evapora na parte quente(onde tem o processador) e condensa na parte fria onde tem as aletas que vão fazer a dissipação desse calor, após de condensado volta para a sua forma normal e assim é um ciclo de composto por evaporação e condensação. (Não é um cooler mas pode vir equipado com o cooler tanto passivo como ativo)





Cooler passivo Desenvolvido para aqueles que não desejam ruídos no PC. Por só conter o bloco de metal e não ter a ventoinha isso gera mais silencio, mas para conter a temperatura tem de ter mais metal para melhor dissipação do calor, um aumento de quantidade de metal aumenta o peso que pode fazer com que a placa arque com o tempo. Também tem versão com heatpipe são mais leves e mais eficientes do que a versão comum





Cooler ativo O mais comum nos atuais processadores, é constituído por um bloco de metal igual ao cooler passivo e um ventilador. A eficiência melhor e satisfatória na maioria dos casos. Há a versão com heatpipe que é o melhor entre os cooler com refrigeração a ar, devido a alta eficiência térmica nas trocas de calor mantêm a temperatura baixa dependendo pode chega a 10°C a menos se comparado com o cooler sem o heatpipe.







Watercooler é um sistema de altíssima eficiência, a diferencia dele com os outros acima é que ele água para refrigerar o bloco de metal. O funcionamento é bem simples, há um reservatório onde fica água e aditivo, uma bomba, um ou vários “block” (que nada mais são blocos de metal com dutos para circulação de água internamente) e um radiador para fazer a troca térmica. Tudo ligado por mangueira. Esse sistema é indicado para pessoas que querem tirar o máximo de performance do sistema , há casos que são instalados devido ao baixo ruído pois há sistema sem ventilador no radiador e esse é substituído por um reservatório com poder de dissipar calor normalmente é de metal e tem aletas.






Nitrogênio cooler usado principalmente nos campeonato de overclock, onde consiste em nada menos do que um “block”(semelhante ao do watercooler) com um funil para colocar o nitrogênio liquido a uma temperatura menor de -140°C. Pode também colocar CO2 liquido (gelo seco) porem a eficiência é bem menor, pois a temperatura não é como do nitrogênio liquido por outro lado é bem mais barato e de fácil obtenção. A grande desvantagem é que tem de ficar sempre repondo já que o gás evapora.
















Lapidação pode ser uma solução, a lapidação pode abaixar a temperatura do seu cooler (seja ele qual for o tipo) em média 5°C tendo alguns casos uma queda de temperatura maior. Esse método insiste em um polimento na base do cooler.

Nas fotos seguintes o antes e o depois do polimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter comentado