Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Termoeletricidode

Versão 1.0 

             Em 1826, Seebeck observou que aquecendo-se a junção de um circuito fechado, feito de dois metais diferentes (por exemplo antimônio e bismuto), ocorria um fluxo de corrente elétrica. A explicação desse fenômeno escapa aos objetivos desta publicação, mas suas propriedades básicas são as seguintes: l) o fluxo da corrente é sempre o mesmo para qualquer diferença de temperatura constante desde que os metais sejam os mesmos; 2) o fluxo da corrente e assim a voltagem disponível é proporcional à diferença de temperatura entre as junções; e 3) se várias junções forem dispostas em série, as voltagens se adicionam.
             A segunda propriedade é empregada na medição de temperatura em lugares inacessíveis, e é uma das mais úteis. Um termopar é um circuito fechado de dois metais, tais como cobre-constantã, cujas junções estão dispostas, uma no objeto a ser medido e outra a uma temperatura de referência conhecida, geralmente 0°C, com um banho de gelo fundido. Medindo-se a diferença de potencial entre as junções, encontra-se a temperatura do objeto.
             As diferenças muito pequenas de temperatura podem ser medidas com uma termopilha baseada na propriedade 3 e que consiste em várias junções ligadas eletricamente em série, mas termicamente em paralelo. Obtém-se assim grande variação de potencial para uma pequena mudança de temperatura. 
           O efeito de Peltier é o corolário desse fenômeno. Quando uma corrente atravessa um circuito fechado, formado por dois trechos de metais diferentes, uma das junções torna-se mais fria e a outra, mais quente. Esse efeito pode ser anulado pelo aquecimento normal de uma corrente que passa por um fio, a menos que grandes números de junções estejam termicamente dispostas em paralelo.

Seu emprego é limitado à pequena refrigeração e aos equipamentos de ar condicionado. Uma aplicação útil consiste em colocar uma junção de referência a 0°C, em um termopar. Quando a água se resfria e há a formação de gelo, a expansão em volume do líquido aí contido interrompe o processo, ativando o microinterruptor e, à medida que o líquido se contrai pelo aquecimento, o interruptor se fecha e o resfriamento recomeça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter comentado