Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Fluxo de eletricidade estática

Versão 1.0

A eletricidade estática é a mais antiga forma conhecida da eletricidade. Quando um objeto carregado é aproximado de outro colocado no chão, uma pequena centelha salta entre o intervalo de um e de outro. Essa centelha é um fluxo de corrente elétrica.
Quase todas as pessoas estão familiarizadas com esse fenômeno.
Quem, em uma ou outra ocasião, caminhando sobre um tapete espesso não recebeu um choque ao tocar um objeto metálico ou outra pessoa? Essa sensação torna-se ainda mais forte quando os tapetes são de fibras artificiais, principalmente de náilon.
A eletrificação estática representa um grande perigo para a indústria, onde uma simples fagulha é muitas vezes a causa de grave explosão, como, por exemplo, nas refinarias de petróleo. Os anfiteatros dos hospitais, onde se realizam operações, também correm perigo, pois quase todos anestésicos gasosos são altamente explosivos. A eletricidade estática ainda oferece riscos nos veículos espaciais, que empregam combustíveis voláteis.
Grande número de substâncias antiestáticas foram desenvolvidas para combater tais situações. Sendo más condutoras, causam a perda da carga em lugar de seu gradativo acúmulo, que leva ao desprendimento da centelha. Uma atmosfera seca oferece mais perigo, visto que o ar seco é um bom isolador; porém, se a atmosfera estiver úmida, a carga elétrica foge porque a umidade é boa condutora de eletricidade.
As cargas estáticas podem ser úteis e são as melhores e mais simples fontes geradoras de altas voltagens para f ins científicos. Um gerador van de Graaf opera por meio de uma carga que é espalhada em uma correia isoladora em movimento e levada ao topo de uma cúpula metálica. A carga oposta é expelida para fora da cúpula e levada pela correia até a ter-
ra. Esse processo é contínuo e como a carga não foge, podem_ se acumular voltagens muito
grandes, até cerca de 4 milhões de volts (4MV); entretanto não se produzem correntes muito
grandes, pois a correia só consegue transportar pequena quantidade de carga de cada vez.
Assim, os geradores desse tipo são normalmente usados para raios-X e para aceleração de
partículas em desintegradores de átomos, onde importam altas voltagens e não correntes.



                                                             Gerador van de Graaf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter comentado