Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dínamos e geradores

Versão 1.0

Quando um condutor se move através de um campo magnético, gera-se nele uma corrente. A corrente assim produzida é a fonte de quase toda a eletricidade de uso doméstico e industrial. Um dínamo
ou gerador é um aparelho no qual um condutor contínuo gira em um campo magnético. Em um gerador simples, um ímã permanente garante o campo magnético e um simples quadro retangular de arame gira no campo. A corrente induzida no quadro é captada por duas escovas de carvão adaptadas a dois anéis móveis. A corrente máxima é gerada nos lados do quadro quando estes cortam o número máximo
de linhas de forca, isto é, quando o quadro se encontra em posição horizontal (posições 2 e 4). Quando está em posição vertical (posições 1 e 3), os lados não cortam nenhuma linha de forca e a corrente é nula. A medida que o quadro gira, cada lado deste corta as linhas de forca em sentidos opostos e o sentido da corrente se inverte, portanto, após meia revolução. O sentido da corrente depende do sentido do campo e do sentido do movimento do quadro. O resultado obtido em uma revolução aparece na página ao lado.
Esta Imã de produção é chamada corrente alternada (c.a) e, como a equação da corrente é conhecida como onda senoidal. A intensidade máxima de corrente, depende da intensidade do campo e da velocidade média de rotação do quadro.
A potência de uma corrente elétrica depende do quadrado da intensidade da corrente e, como o quadrado de uma quantidade negativa é positivo, a oscilação da onda senoidal produz uma potência positiva (linha azul, no gráfico). Ao calcular a produção de corrente de um gerador, seria, naturalmente, errado empregar, uma vez que para a maior pane do ciclo a corrente está muito abaixo dela. A corrente efetiva funciona um pouco menos de três quartos do máximo.

Quando se pretende do gerador uma corrente contínua (c.c.), o anel móvel é substituído por um anel dividido em setores e chamado comutador. Este dispositivo inverte a oscilação negativa da onda senoidal. produzindo, assim, uma saída quase regular. Essa regularidade pode ser aumentada pela introdução de outros quadros e pela divisão do comutador em maior número de setores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter comentado