É um composto inorgânico cuja formula é MoS2, é o principal minério que se extrai o molibdénio. Umas das suas características é ser relativamente inerte tendo reação quando submetido a diluição em ácido e oxigênio. A sua aparência é semelhante ao grafite e tem poder de diminuir atrito sendo assim é amplamente como um lubrificante sólido devido às suas propriedades de baixo atrito e robustez. A sua maior fama ocorreu quando começou a ser usado junto com óleo para aumentar a eficiência diminuindo o a resistência gerada pelo atrito.
Dissulfeto de molibdénio tem o tamanho de partículas variando entre 1-100 uM, podendo ser usado como lubrificante seco. Existem poucos alternativas que podem conferir a alta lubricidade e estabilidade até 350 ° C em ambiente oxidante. Em testes de fricção de MoS 2 ,é utilizando um pino em um disco de teste com cargas baixas (0,1-2 N) onde dão valores de coeficiente de atrito <0,1.
Dissulfeto de molibdênio é muitas vezes usado em óleos e graxas, porque ele mantêm a sua lubrificação mesmo em casos de perda de óleo quase completa, encontrando assim um uso em aplicações críticas, tais como motores de aeronaves. Quando adicionado ao plástico, MoS 2 forma um compósito com resistência melhorada, bem como de atrito reduzido. Polímeros que foram enchidas com MoS 2 incluem nylon, Teflon , e Vespel . Auto-lubrificantes revestimentos compósitos para aplicações de alta temperatura foram desenvolvidas consistindo de dissulfeto de molibdênio e nitreto de titânio por deposição de vapor químico .
MoS 2 é frequentemente usado em motores de dois tempos, por exemplo: motores de popa, motocicletas. Já que são motores que tem lubrificação frágil garantindo uma sobrevida e uma eficiência maior
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