Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ventilador


Versão 1.0

Ventilador, fan, ventoinha tanto faz como você chame o que importa é saber mais detalhadamente sobre essa poderosa ferramenta conta o superaquecimento. Para muito todos os ventiladores são iguais, mas na verdade não é bem assim. Primeiramente a qualidade conta muito nessa peça se ela tiver qualidade apresentará um bom acabamento, informações do tipo voltagem, amperagem, fabricante na parte de trás (onde sai o ar).
 
Pinagem
Normal

P1
Preto
Terra

P2
Vermelho
+ 12 volts, <+12, alguns casos 120v ou 220v (especial)

P3
Amarelo
Fio do sensor de velocidade (RPM)

Ventilador com PWM

P1
Preto
Terra

P2
Vermelho
+ 12 volts, +5 volts, ou 230 volts na ordem reversa da importância

P3
Amarelo
Fio do sensor de velocidade (RPM)

P4
Verde*
Fio do sensor de PWM (pulsos de modulação)

* Poderá haver uma variação da cor, mas a função será a mesma

Ou também pode ser assim


                                Ventilador com PWM

P1
Preto
Negativo

P2
Amarelo
+12 V

P3
Verde
Fio do sensor de rotação (RPM)

P4
Azul
PWM (Pulse-width modulation) fio do controle


Uso

Enquanto os processadores, as placas de vídeo, memórias RAM e outros componentes nos computadores aumentaram o consumo de energia e velocidade, a quantidade de calor produzida por estes componente gera um aquecimento normal. As temperaturas destes componentes necessitam ser mantidas dentro de uma escala razoável para impedir superaquecimento, instabilidade, mau funcionamento e danos conduzindo a uma vida útil do componente encurtado. Atualmente é um item indispensável para o processador e algumas placas de vídeo, em breve qualquer chip terá um. Pode ser usando em chipsets norte e/ou sul, processadores, placas de vídeo, hard disc (HD), memórias RAM, gabinete.

Tipos

- Rolamento de bucha (luva) usam duas superfícies lubrificadas com o óleo ou a graxa entre o eixo e o suporte onde gera contato e fricção. Os rolamentos de bucha são menos duráveis porque as superfícies de contato podem se transformar ásperas e/ou as ascendentes secas do lubrificante, eventualmente conduzindo à falha. Os rolamentos de bucha podem falhar em altas temperaturas, e podem executar mau funcionamento quando montados em ângulos que excede de 180° (horizontal). A vida útil de um ventilador de rolamento de bucha pode é de aproximadamente 40.000 horas á 50°C. Os ventiladores que usam os rolamentos de bucha são geralmente mais baratos do que os ventiladores que usam rolamentos de esferas.
-Rolamento de esfera usa um rolamento selado que contem as esferas de aço em contato no eixo que gira. Embora geralmente mais caros, os ventiladores do rolamento de esferas não sofrem as mesmas limitações da orientação que ventiladores de rolamento de bucha, podem resistir mais as altas temperaturas, produzem menos ruído e são mais duráveis. A vida útil de um ventilador do rolamento de esferas é de aproximadamente de 63.000 horas a 50°C.
- Rolamento de fluido tem as vantagens da operação silenciosa e do espetacular elevada vida útil (comparáveis ao rolamento de esferas).

-Magnéticos com Levitação (MagLev), comparado aos outros ele tem uma alto tempo de vida útil.
Tipos
Há de vários tipos desde do normal todo preto com rolamento do tipo bucha, transparente, transparente com led’s, de alumínio, com voltagem de 12V, 120V ou 220V.

Depois de conhecer esses aparelhos que faz a diferença na temperatura e vida útil do seu PC, agora resta fazer a melhor escolha.