Olá

Sejam bem vindo, toda sugestão serão bem vindas para melhoria do blog e-mail contatofelipizil@gmail.com

quinta-feira, 31 de março de 2011

Atenuador

Versão 1.0

Atenuador é circuito eletrônico, cuja função é o oposto do amplificador. Isso é: Quando o amplificador oferece ganho de potência, o atenuador prevê uma perda ou ganho inferior a 1. Reduzindo a amplitude ou a potência de um sinal sem distorcer o formato da onda. Normalmente os atenuadores são dispositivos passivos, (sem necessidade de energia adicional para funcionar) composto por um simples divisor de tensão. Alternando as resistência (potenciômetro) resulta em diferentes formas ajustáveis de atenuar.
Os atenuadores com valores fixos são usados com o intuito de diminuir a tensão, dissipando a energia e melhorando a adaptação da impedância (casamento de impedância). Também pode ser usado para medir a amplitude do sinal a partir de um valor já conhecido, também é possível proteger dispositivos de medição de níveis de sinais que possam prejudicar ou até danificar.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Fusão e fissão nuclear

Versão 1.1


fusão nuclear é o processo pelo qual dois ou mais núcleos atômicos se unem, ou "fundir", para formar um núcleo mais pesado único. Isso geralmente é acompanhada pela liberação ou absorção de grandes quantidades de energia . escala de fusão termonuclear, grandes processos, envolvendo a fusão de núcleos de uma só vez, deve ocorrer em matéria com alta densidade e temperatura .
A fusão de dois núcleos com massas inferiores a ferro (que, juntamente com o níquel , tem a maior energia de ligação por núcleon) geralmente libera energia enquanto a fusão de núcleos mais pesados ​​que o ferro absorve energia. O oposto é verdadeiro para o processo inverso, fissão nuclear.


 A fusão do deutério com trítio criação de hélio-4, 
 liberando um nêutron, e liberando 17,59 MeV de energia, como 

 uma quantidade adequada de massa formas de mudar para aparecer como 

a energia cinética dos produtos, de acordo com 

cinética E = Δmc2, onde Δm é a variação na massa de repouso 
partículas

fissão nuclear é uma reação nuclear em que o núcleo de um átomo se divide em partes menores (mais leves que núcleos ), muitas vezes produzindo nêutrons livres e fótons (na forma de raios gama ). Fissão de elementos pesados ​​é uma reação exotérmica que pode liberar grandes quantidades de energia , tanto como a radiação eletromagnética e, como energia cinética dos fragmentos ( aquecimento do material do reator, onde ocorre a fissão). Para a fissão produzir energia, o total de energia de ligação dos elementos resultantes tem que ser menor do que o elemento de partida. Cisão é uma forma de transmutação nuclear , porque os fragmentos resultantes não são o mesmo elemento que o átomo original.
fissão nuclear produz energia nuclear que pode impulsionar a explosão de armas nucleares ou gerar vapor em usinas nucleares. Ambos os usos são possíveis porque certas substâncias chamados combustíveis nucleares ao sofrer fissão sendo atingido por nêutrons livres e, por sua vez geram nêutrons quando eles se quebram. Isso torna possível uma reação auto-sustentável chamada reação em cadeia que libera energia a uma taxa controlada em um reator nuclear ou a uma taxa muito rápida e descontrolada em armas nucleares .
A quantidade de energia livre contida no combustível nuclear é milhões de vezes a quantidade de energia livre contida em uma massa similar de combustível químico, tais como gasolina , fazendo com que a fissão nuclear seja uma tentadora fonte da energia. Os produtos da fissão nuclear, no entanto, são em média muito mais radioativo do que os elementos pesados ​​que são normalmente fissionado como combustível, e permanecem assim por uma quantidade significativa de tempo, dando origem a uma resíduos nucleares ou lixo nuclear que torna um problema. As preocupações com os resíduos nucleares e sobre o acúmulo de armas nucleares gera debates contra o uso da energia.

 Uma reação de fissão. Um nêutron lento é absorvido pelo núcleo de um átomo de urânio-235, que por sua vez, divide-se numa reação rápida em elementos mais leves (produtos de fissão) e libera três nêutrons livres.






Figuras pega na wikipedia e coleção prisma